Exclusive Content:

Como está o marketing da sua empresa?

Marketing é uma ciência do consumo, uma área do conhecimento que une a comunicação, a psicologia comportamental, a estratégia e a gestão para levar produtos e serviços até os clientes.

Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.

Por cliente, no entanto, estamos tratando de todos os estágios do processo de compra e relacionamento, desde o prospect (pessoa interessada em mais informações sobre a marca e os produtos) até o ex-cliente (alguém que já comprou e deixou de comprar), incluindo todas as etapas intermediárias neste relacionamento.

O objetivo do marketing é entender tão bem o consumidor que ele se torne cliente de uma empresa e nunca mais deixe de sê-lo. Marketing bem estruturado é aquele que faz com que o produto se venda praticamente sozinho.

O profissional de marketing pode atuar em diversas frentes, desde o planejamento até o relacionamento com os consumidores. Pode cuidar das estratégias iniciais e até mesmo executar o que foi planejado, como é o caso dos profissionais de marketing direto.

Em muitas empresas, a área de vendas responde às necessidades do marketing, executando as atividades de venda que fazem parte do ciclo de relacionamento com os clientes. Em outras organizações, o marketing dá suporte à área de vendas, atuando nos processos das atividades comerciais.

Hoje existem diferentes vertentes de marketing, como o marketing orientado a vendas, o marketing orientado ao relacionamento, o marketing orientado à marca (ênfase em branding), marketing orientado ao produto, o marketing digital, o inbound marketing, entre outras vertentes. Algumas vertentes não passam de títulos pomposos criados para vender alguma ferramenta, outras são respostas a mudanças na sociedade às quais a área de marketing precisa reagir.

Definições de Marketing

Dentre as mais relevantes definições de marketing, selecionei aquelas que representam realmente o total das atividades de marketing:

“Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”. – Definição da American Marketing Association (2005)

“A atividade, conjunto de instruções e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. – Definição da American Marketing Association (2008)

“Satisfazer o cliente de forma lucrativa, criando relação de valor com clientes importantes”. – Philip Kotler

“Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa”. – Chartered Institute of Marketing

“O conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Esta troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”. – Raimar Richers

“A função elementar do marketing é contar uma boa história, gerar percepção de valor e criar um posicionamento na mente do cliente.” – Rafael Rez

Marketing é uma ciência do consumo, uma área do conhecimento que une a comunicação, a psicologia comportamental, a estratégia e a gestão para levar produtos e serviços até os clientes.

Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.

Por cliente, no entanto, estamos tratando de todos os estágios do processo de compra e relacionamento, desde o prospect (pessoa interessada em mais informações sobre a marca e os produtos) até o ex-cliente (alguém que já comprou e deixou de comprar), incluindo todas as etapas intermediárias neste relacionamento.

O objetivo do marketing é entender tão bem o consumidor que ele se torne cliente de uma empresa e nunca mais deixe de sê-lo. Marketing bem estruturado é aquele que faz com que o produto se venda praticamente sozinho.

O profissional de marketing pode atuar em diversas frentes, desde o planejamento até o relacionamento com os consumidores. Pode cuidar das estratégias iniciais e até mesmo executar o que foi planejado, como é o caso dos profissionais de marketing direto.

Em muitas empresas, a área de vendas responde às necessidades do marketing, executando as atividades de venda que fazem parte do ciclo de relacionamento com os clientes. Em outras organizações, o marketing dá suporte à área de vendas, atuando nos processos das atividades comerciais.

Hoje existem diferentes vertentes de marketing, como o marketing orientado a vendas, o marketing orientado ao relacionamento, o marketing orientado à marca (ênfase em branding), marketing orientado ao produto, o marketing digital, o inbound marketing, entre outras vertentes. Algumas vertentes não passam de títulos pomposos criados para vender alguma ferramenta, outras são respostas a mudanças na sociedade às quais a área de marketing precisa reagir.

Definições de Marketing

Dentre as mais relevantes definições de marketing, selecionei aquelas que representam realmente o total das atividades de marketing:

“Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”. – Definição da American Marketing Association (2005)

“A atividade, conjunto de instruções e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. – Definição da American Marketing Association (2008)

“Satisfazer o cliente de forma lucrativa, criando relação de valor com clientes importantes”. – Philip Kotler

“Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa”. – Chartered Institute of Marketing

“O conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Esta troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”. – Raimar Richers

“A função elementar do marketing é contar uma boa história, gerar percepção de valor e criar um posicionamento na mente do cliente.” – Rafael Rez

Como está o marketing da sua empresa?

Latest

Grande Prêmio Da Governança

Em 2024, a Menção Honrosa Externa, dedicada ao profissional...

Brasília Foi Palco Do 5º Prêmio Rede Governança Brasil

No dia 2 de dezembro, Brasília sediou o 5º...

Arv Investimentos Imobiliários + Michelle Wundervald

ARV: Excelência em Rentabilidade e TransparênciaA ARV Investimentos Imobiliários,...

“Mulheres Da Governança”: Um Marco Na Representação Feminina Em Espaços De Decisão

Dia 2 de dezembro será emblemático para a governança...

Newsletter

spot_img

Don't miss

Grande Prêmio Da Governança

Em 2024, a Menção Honrosa Externa, dedicada ao profissional...

Brasília Foi Palco Do 5º Prêmio Rede Governança Brasil

No dia 2 de dezembro, Brasília sediou o 5º...

Arv Investimentos Imobiliários + Michelle Wundervald

ARV: Excelência em Rentabilidade e TransparênciaA ARV Investimentos Imobiliários,...

“Mulheres Da Governança”: Um Marco Na Representação Feminina Em Espaços De Decisão

Dia 2 de dezembro será emblemático para a governança...

São Paulo Recebe Encontro Inspirador Com José Roberto Marques, Dr. Victor Marques E Alzira Fernanda Brasil

São Paulo recepcionou o casual e significativo encontro de...
spot_imgspot_img

Grande Prêmio Da Governança

Em 2024, a Menção Honrosa Externa, dedicada ao profissional mais votado pelos voluntários da Rede Governança Brasil por seu destaque na área de governança,...

Brasília Foi Palco Do 5º Prêmio Rede Governança Brasil

No dia 2 de dezembro, Brasília sediou o 5º Prêmio Rede Governança Brasil, que reconhece as melhores práticas de governança pública. Banco Central, Caixa...

Arv Investimentos Imobiliários + Michelle Wundervald

ARV: Excelência em Rentabilidade e TransparênciaA ARV Investimentos Imobiliários, principal empresa do setor em Florianópolis, tem se destacado pela abordagem inovadora e eficaz na...

ترك الرد

من فضلك ادخل تعليقك
من فضلك ادخل اسمك هنا