Exclusive Content:

A Importância da Sustentabilidade na Construção Civil

Por Rodrigo Rincón

O cuidado com o meio ambiente tem se tornado assunto primordial em todos os setores, sendo um assunto importante que visa amenizar os impactos das ações do homem corporativo. É por isso que as empresas estão voltadas para serviços sustentáveis, visando atender as demandas do público, mas sem degradar a natureza. E a sustentabilidade na construção civil tem ganhado destaque no meio corporativo.

Com objetivo de levar você a entender mais sobre o assunto, abaixo vamos mostrar o porque um engenheiro civil deve manter seu trabalho com foco na produção sustentável. Confira!

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é manter ações do dia a dia que possam atender às necessidades humanas, mas sem prejudicar o meio ambiente. Ou seja, são ações que possuem como foco a natureza

A própria palavra, que vem do latim, significa cuidar ou conservar. Assim, como o termo já sugere, ser sustentável é ter cuidado com a preservação ambiental.

Para entender melhor, é preciso observar que existem três áreas da sustentabilidade: social, ambiental e econômica. Esse tripé deve andar junto, de forma integrada para garantir a redução da degradação ao meio ambiente, fazendo com que empresas, sociedade, saúde, educação e todos os demais setores trabalhem para garantir impactos positivos.

Essa prática também é essencial na área das engenharias, pois é preciso atender às necessidades das pessoas, mas preservando a natureza. É assim que a sustentabilidade na construção civil se faz presente, permitindo que o serviço seja feito, mas que haja cuidados com a sociedade e o meio ambiente.

Qual a importância da sustentabilidade na construção civil

Como a ideia da sustentabilidade é promover um consumo mais consciente dos recursos naturais e diminuir os resíduos que são emitidos ao meio ambiente, é preciso obter técnicas que sejam inovadoras e permitam o máximo de reaproveitamento de materiais.

Assim, a sustentabilidade na construção civil deve observar os aspectos econômicos, ambientais e sociais para que o serviço seja de qualidade, mas sem impactar negativamente a natureza.

Para isso, vale apostar no respeito aos trabalhadores, no uso de materiais que sejam mais sustentáveis e na construção de projetos que possam ser feitos com fontes de energia renovável.

Ou seja, se você trabalha na construção civil, então deve aprender a:

1. Descartar seus resíduos

Mesmo que você adote em técnicas e ferramentas que diminuam os resíduos, ainda assim seus serviços vão gerar substâncias e materiais que devem ser descartados de forma sustentável.

Por isso, faça um planejamento de descarte, avaliando o local específico para que os resíduos sejam depositados até o fim da obra.

2. Utilizar materiais ecológicos 

No mercado é possível encontrar materiais ecológicos, como plásticos reciclados, concreto de demolição de outras construções e madeira de reflorestamento. São diversos produtos que ajudam a preservar o meio ambiente e ainda oferecem segurança e qualidade no serviço prestado, garantindo a satisfação dos clientes.

3. Aproveitar a água

Um dos maiores desperdícios da sociedade é a água. Apesar de ser um bem precioso, a humanidade costuma ter hábitos que causam gastos desnecessários, além de poluir rios e mares.

Contudo, de acordo com os conceitos da construção sustentável, você pode aproveitar esse recurso natural. Por exemplo, você pode estocar a água da chuva em cisternas ou caixas d’água.

Você também pode optar por encanamentos que sejam mais resistentes e outros materiais que sejam eficientes para o uso da água.

4. Planejamento consciente

Você sabia que a sustentabilidade na construção civil começa desde o planejamento? Projetos inteligentes conseguem aproveitar melhor o terreno, além de preservar a natureza.

Sendo assim, você pode contar com iluminação solar, visando aproveitar a luz natural e poupar lâmpadas e consumo de energia elétrica. Também é interessante a escolha de um isolamento térmico para evitar a perda de calor durante o inverno. Com isso, é possível economizar energia com aquecedores.

5. Utilizar energia renovável

Outro recurso que a humanidade utiliza exageradamente, causando desperdício e impacto ambiental é a energia. Mas você pode minimizar esses gastos, optando por uma eficiência energética mais econômica e sustentável.

Escolha lâmpadas e eletrodomésticos que usem pouca energia elétrica. Além disso, dê preferência à energia solar para aquecer a água e ter mais aproveitamento do calor e do frio. 

6. Melhor custo-benefício

Muitas pessoas pensam que escolher materiais recicláveis, usar energia solar e ter outras medidas sustentáveis torna os projetos mais caros. Mas não é bem assim, existem ferramentas que possuem um melhor custo-benefício.

No mercado você encontra materiais compostos por PAk, garrafas PET e pneu com menor custo e maior resistência. Também é possível utilizar madeira plástica, que além de serem muito fortes, não demandam a destruição de florestas.

O investimento pode ser menor, mas sem perder qualidade, resistência e beleza da obra.

O cuidado com o planeta precisa estar cada vez mais presente

A sustentabilidade na construção civil está cada vez mais em destaque, permitindo que seu serviço seja mais valorizado perante os clientes e o mercado. Assim, não deixe de oferecer o melhor para o seu público e para o meio ambiente. Afinal, a natureza também é a sua casa.

Sobre o autor: Rodrigo Rincón escreve para diversos sites e blogs sobre a área de engenharia civil, trazendo informações sobre o mercado e ajudando estudantes e profissionais a se atualizarem principalmente no tema da sustentabilidade.

Latest

GROQUE LANÇA NOVO SINGLE “NA FALTA DE UMA GLOCK”

Cantor, compositor e produtor de rap, GROQUE, lança “Na...

Explosão de Demandas por Cargas Fracionadas em Datas Festivas Impulsiona Plataforma do Transvias

O Carnaval lidera o crescimento: Rio de Janeiro com...

A Relevância da mídia Out of Home na publicidade: curso inédito na ESPM

A publicidade evolui constantemente, e a mídia desempenha um...

Newsletter

spot_img

Don't miss

GROQUE LANÇA NOVO SINGLE “NA FALTA DE UMA GLOCK”

Cantor, compositor e produtor de rap, GROQUE, lança “Na...

Explosão de Demandas por Cargas Fracionadas em Datas Festivas Impulsiona Plataforma do Transvias

O Carnaval lidera o crescimento: Rio de Janeiro com...

A Relevância da mídia Out of Home na publicidade: curso inédito na ESPM

A publicidade evolui constantemente, e a mídia desempenha um...

Como nasceu a GR6, a maior produtora de funk do Brasil

Nascido no Recife, Rodrigo Oliveira da GR6 mudou-se para...
spot_imgspot_img

GROQUE LANÇA NOVO SINGLE “NA FALTA DE UMA GLOCK”

Cantor, compositor e produtor de rap, GROQUE, lança “Na Falta De uma Glock” segundo single do vindouro EP 609.O novo single "Na Falta de...

Explosão de Demandas por Cargas Fracionadas em Datas Festivas Impulsiona Plataforma do Transvias

O Carnaval lidera o crescimento: Rio de Janeiro com 26,4%, Salvador com 89,19%, Recife com 73,26%O crescimento expressivo do uso da plataforma do Transvias...

Imóveis de luxo em alta: Desvalorização do real torna o Brasil um paraíso para investidores internacionais

Frente ao cenário da crise econômica que o país vive, corretor especializado em imóveis de luxo dá dicas de onde e como investir no...

ترك الرد

من فضلك ادخل تعليقك
من فضلك ادخل اسمك هنا