Exclusive Content:

Inadimplência segue elevada no país e revela necessidade de alternativas para mudar cenário

A inadimplência no Brasil continua sendo um desafio econômico significativo. Apesar de uma ligeira queda no número de inadimplentes em outubro de 2023, o cenário ainda revela um quadro preocupante com quase 70 milhões de pessoas com dívidas em atraso. Esta realidade coloca em evidência a necessidade de alternativas eficazes para aliviar a situação financeira dos consumidores.

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que há 66,24 milhões de brasileiros inadimplentes, correspondendo a 40,49% dos adultos no país.

Apesar do volume de consumidores com contas atrasadas ter crescido 4,14% em relação ao mesmo período do ano anterior, houve uma pequena queda de -0,51% de setembro para outubro de 2023.

Economistas e especialistas concordam sobre a relevância do espaço no orçamento das famílias para o crescimento econômico do país. Este consenso evidencia a interconexão entre a saúde financeira dos cidadãos e a robustez da economia nacional.

O governo brasileiro, por exemplo, tem buscado maneiras de enfrentar essa crise financeira. Uma dessas iniciativas é o “Desenrola Brasil”, que, segundo o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já ajudou cerca de 7 milhões de pessoas.

“Pegamos todas as dívidas inscritas no Serasa e trouxemos para uma plataforma. O desconto médio na renegociação da dívida tem sido de 83%, em alguns casos chega a 99%. E, hoje, nós temos 7 milhões de brasileiros que conseguiram pagar suas contas”.

Enquanto o governo desenvolve suas estratégias, a iniciativa privada, especialmente através de startups, tem criado alternativas inovadoras.

A Ali é um exemplo disso, oferecendo a possibilidade de trocar dívidas caras por outras com taxas mais justas. Fundada em 2018, a fintech já conta com mais de 300 mil pessoas em sua base, majoritariamente colaboradores de empresas que oferecem os serviços da startup como benefício.

Bruno Reis, CEO e fundador da Ali, comenta sobre os objetivos da empresa.

“Temos um compromisso de reduzir o endividamento do brasileiro. Sabemos que o que estamos oferecendo pode ser muito novo para o cliente, que nunca fez algo similar antes, então precisamos ser claros, devemos orientar, explicar para que ele confie. Nossa missão é ajudar”.

A Ali, através de seu Economizômetro®, permite a troca de dívidas onerosas por alternativas mais acessíveis. Um exemplo claro é a redução pela metade do custo mensal de uma parcela de cartão de crédito, que pode cair de R$700 para R$350, dependendo das condições de negociação com o banco.

A importância da Ali tem sido confirmada pelo crescimento expressivo e pela confiança de investidores. Tanto que em meados de 2022 recebeu um aporte de R$130 milhões do BTG Pactual , o que tem permitido uma expansão acelerada da empresa.

A inadimplência no Brasil, apesar de ainda ser um desafio considerável, está sendo enfrentada por meio de iniciativas governamentais como “Desenrola Brasil” e soluções inovadoras de startups como a Ali.

Estas abordagens não só oferecem alívio imediato para os consumidores endividados, mas também abrem caminhos para uma saúde financeira mais estável e sustentável, essenciais para a prosperidade econômica do país.

Crédito da foto: Nattanan Kanchanaprat por Pixabay

Latest

GROQUE LANÇA NOVO SINGLE “NA FALTA DE UMA GLOCK”

Cantor, compositor e produtor de rap, GROQUE, lança “Na...

Explosão de Demandas por Cargas Fracionadas em Datas Festivas Impulsiona Plataforma do Transvias

O Carnaval lidera o crescimento: Rio de Janeiro com...

A Relevância da mídia Out of Home na publicidade: curso inédito na ESPM

A publicidade evolui constantemente, e a mídia desempenha um...

Newsletter

spot_img

Don't miss

GROQUE LANÇA NOVO SINGLE “NA FALTA DE UMA GLOCK”

Cantor, compositor e produtor de rap, GROQUE, lança “Na...

Explosão de Demandas por Cargas Fracionadas em Datas Festivas Impulsiona Plataforma do Transvias

O Carnaval lidera o crescimento: Rio de Janeiro com...

A Relevância da mídia Out of Home na publicidade: curso inédito na ESPM

A publicidade evolui constantemente, e a mídia desempenha um...

Como nasceu a GR6, a maior produtora de funk do Brasil

Nascido no Recife, Rodrigo Oliveira da GR6 mudou-se para...
spot_imgspot_img

GROQUE LANÇA NOVO SINGLE “NA FALTA DE UMA GLOCK”

Cantor, compositor e produtor de rap, GROQUE, lança “Na Falta De uma Glock” segundo single do vindouro EP 609.O novo single "Na Falta de...

Explosão de Demandas por Cargas Fracionadas em Datas Festivas Impulsiona Plataforma do Transvias

O Carnaval lidera o crescimento: Rio de Janeiro com 26,4%, Salvador com 89,19%, Recife com 73,26%O crescimento expressivo do uso da plataforma do Transvias...

Imóveis de luxo em alta: Desvalorização do real torna o Brasil um paraíso para investidores internacionais

Frente ao cenário da crise econômica que o país vive, corretor especializado em imóveis de luxo dá dicas de onde e como investir no...

ترك الرد

من فضلك ادخل تعليقك
من فضلك ادخل اسمك هنا