Exclusive Content:

Será que o home office veio para ficar?

Será que o home office veio para ficar?

O teletrabalho ganhou força com a necessidade de isolamento social. Diante da nova realidade, muita gente passou a trabalhar de casa. Depois de meses nesse modo de trabalho, fica a questão: será que o home office veio para ficar? Ou seria apenas uma solução passageira?

O ano de 2020 trouxe a necessidade de novos modelos de trabalho e ficar em casa passou a ser uma regra para muita gente. Mas, nem sempre é fácil conciliar o trabalho com filhos, rotina doméstica e outras distrações do ambiente caseiro.

Diante disso, já se sabe que, para que o home office seja eficiente, é preciso organização, disciplina e também responsabilidade.

Depois que tudo estiver no seu lugar, será possível observar as vantagens do home office.

Vantagens do home office

Por mais que o home office exija bastante planejamento e foco, ele oferece várias vantagens. E isso vale tanto para empresas quanto para empregados.

Só para ilustrar, veja abaixo os principais benefícios do trabalho remoto:

  • diminuição dos custos para a empresa
  • flexibilidade da carga horária
  • não é preciso gastar tempo indo até o trabalho
  • mais tempo com a família e para cuidar da saúde
  • mais conforto para fazer as tarefas
  • menos atrasos

Em virtude de todas essas vantagens, parece cada vez mais claro qual é a resposta para a pergunta:

O home office veio para ficar?

Sem dúvida, trabalhar em casa já é uma realidade. A pandemia certamente acelerou um processo natural de migração do trabalho físico para o remoto.

Diante disso, é preciso se adaptar à nova realidade e estar preparado para, cada vez mais, trabalhar de casa.

Apesar de parecer uma novidade, o home office já está previsto na nova legislação trabalhista de 2017. E mais, além de seguir as regras de qualquer outro modelo de trabalho, o teletrabalho tem regras próprias e precisa estar acordado entre as duas partes.

Outro fator importante é a influência das novas gerações em todo esse processo. Ao que tudo indica, os millennials, ou seja, a geração Y, que cresceu com acesso à internet, prefere trabalhar em home office.

Isso porque, com o trabalho remoto, há mais liberdade e flexibilidade para criar a carga horária e executar as tarefas do emprego.

Além disso, como o home office é feito de casa, o empregado pode atuar de qualquer lugar. Isto é, tanto as empresas quanto os empregados têm liberdade para atuar num mercado global. Você já não precisa estar restrito à sua cidade ou país.

E, então?

Com isso, é possível dizer que o home office veio para ficar sim. Como as novas gerações já preferem trabalhar de casa, já se tem a garantia de que o Trabalho remoto não é apenas uma tendência.

Agora, cabe às empresas e também aos empregados, romperem as barreiras do uso de novas tecnologias. Para que isso seja possível, é preciso ficar atento a alguns detalhes:

Se o home office veio para ficar, como posso me organizar?

Como foi dito, não há dúvidas da permanência do home office. Portanto, quanto mais preparado melhor, não é mesmo?

Nesse sentido, vale algumas dicas para montar um bom espaço de trabalho remoto e fazer com que ele seja produtivo:

  1. Tenha um espaço que seja somente para isso. Se não for possível um cômodo da casa, pense em alternativas diferentes. Aqui, o importante é criar um ambiente que você reconheça como seu local de trabalho.
  2. Tenha uma rotina. Ou seja, tenha horário para começar e terminar, faça pequenas pausas, não faça outras tarefas enquanto trabalha. Lembre-se: durante o horário de trabalho, você trabalha!
  3. Ponha uma roupa adequada. Mesmo que o teletrabalho permita certas regalias, é essencial para seu trabalho que você troque o pijama por uma roupa ideal. Mesmo ficando em casa, lide com a situação da mesma forma que um trabalho convencional.
  4. Crie regras claras. Isso vale tanto para você quanto para sua família. Vocês podem criar sinais próprios que indiquem quando você pode ou não ser incomodado. Ou então, algumas regras de como vai se dar o home office.

Depois de tudo isso, é fundamental ter em mente que o home office vai ser a realidade de muita gente a partir de agora. Aliás, já faz parte do presente!

Caso sua empresa ainda não adote o teletrabalho, esteja preparado para quando isso acontecer. Afinal, um trabalhador preparado tem muito mais chances de ter sucesso.

Latest

GROQUE LANÇA NOVO SINGLE “NA FALTA DE UMA GLOCK”

Cantor, compositor e produtor de rap, GROQUE, lança “Na...

Explosão de Demandas por Cargas Fracionadas em Datas Festivas Impulsiona Plataforma do Transvias

O Carnaval lidera o crescimento: Rio de Janeiro com...

A Relevância da mídia Out of Home na publicidade: curso inédito na ESPM

A publicidade evolui constantemente, e a mídia desempenha um...

Newsletter

spot_img

Don't miss

GROQUE LANÇA NOVO SINGLE “NA FALTA DE UMA GLOCK”

Cantor, compositor e produtor de rap, GROQUE, lança “Na...

Explosão de Demandas por Cargas Fracionadas em Datas Festivas Impulsiona Plataforma do Transvias

O Carnaval lidera o crescimento: Rio de Janeiro com...

A Relevância da mídia Out of Home na publicidade: curso inédito na ESPM

A publicidade evolui constantemente, e a mídia desempenha um...

Como nasceu a GR6, a maior produtora de funk do Brasil

Nascido no Recife, Rodrigo Oliveira da GR6 mudou-se para...
spot_imgspot_img

GROQUE LANÇA NOVO SINGLE “NA FALTA DE UMA GLOCK”

Cantor, compositor e produtor de rap, GROQUE, lança “Na Falta De uma Glock” segundo single do vindouro EP 609.O novo single "Na Falta de...

Explosão de Demandas por Cargas Fracionadas em Datas Festivas Impulsiona Plataforma do Transvias

O Carnaval lidera o crescimento: Rio de Janeiro com 26,4%, Salvador com 89,19%, Recife com 73,26%O crescimento expressivo do uso da plataforma do Transvias...

Imóveis de luxo em alta: Desvalorização do real torna o Brasil um paraíso para investidores internacionais

Frente ao cenário da crise econômica que o país vive, corretor especializado em imóveis de luxo dá dicas de onde e como investir no...

ترك الرد

من فضلك ادخل تعليقك
من فضلك ادخل اسمك هنا